quarta-feira, 18 de novembro de 2009

concida



Congresso amazônico traz a Belém
dez ministros para maratona de debates



Dez ministros de Estado, além de governadores, prefeitos e vereadores dos nove estados da região, participam, em Belém, nos dias 26 e 27 e novembro, de um encontro histórico: o I Congresso das Cidades Amazônicas (I CONCIDA).



O evento é promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e acontecerá no Hangar – Centro de Convenções.



Serão discutidas alternativas de desenvolvimento sustentável para esta região, que abrange 61% do território brasileiro.



E, no centro dos debates, estarão as diretrizes para políticas públicas diferenciadas e até a formação de uma rede de cooperação intermunicipal.



A expectativa é da participação maciça dos prefeitos das 750 cidades do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.



Nos dias 24 e 25, a Famep também promoverá o I Congresso Paraense de Municípios.



E, ao longo do congresso amazônico, haverá encontros setoriais de Saúde, Meio Ambiente, Finanças e Desenvolvimento, Defesa Civil, Turismo, Cultura e Educação.



O I Congresso das Cidades Amazônicas é uma parceria da Famep com as suas entidades consorciadas.



Tem o apoio do Governo Federal, Governo do Pará, Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e União de Vereadores do Brasil (UVB).



O patrocínio é do Banco da Amazônia, Eletrobras, Funai, Sebrae, Sudam, Banco do Brasil, Eletronorte, Petrobras, Vale, Hangar, Secretaria de Estado de Cultura e Caixa Econômica Federal.



Estão previstas as presenças da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, do governador do Amazonas, Eduardo Braga, dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Márcio Fortes (Cidades) Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Édison Lobão (Minas e Energia), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), José Gomes Temporão (Saúde), Alfredo Nascimento (Transportes), Carlos Minc (Meio Ambiente), João Luiz Silva Ferreira (Cultura) e Altemir Gregolin (Pesca e Aqüicultura).



Também estarão presentes o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Luiz Antonio Pagot; o presidente da Eletrobras, José Muniz Lopes; o secretário especial de Regularização Fundiária da Amazônia, Carlos Guedes, o presidente nacional do SEBRAE, Paulo Okamotto e o superintendente da Sudam, Djalma Mello, entre muitas outras autoridades.



Haverá palestras e mesas redondas sobre as alternativas de enfrentamento da crise nos municípios; saúde, regularização fundiária, clima e logística de transportes na Amazônia, impacto dos grandes projetos, integração das cidades da região, sustentabilidade municipal,



Ongs, estudantes, jornalistas e parlamentares, técnicos e secretários municipais também podem participar do evento.



Maiores informações no site
http://www.cidadesamazonicas.com.br/ .



Contatos via e-mail: cidadesamazonicas@gmail.com, endereçados à Coordenação do congresso. Ou na Famep: Rua Tiradentes, 145, bairro do Reduto, Belém-PA (CEP: 66.053-330). Fones: (55-91) 3212-2371 ou 3212-2383.



O site da Famep é o www.famep.com.br


Nenhum comentário: