quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Círio de Abaetetuba fará homenagem ao doador de sangue



O tema doação de sangue será destaque durante as festividades do Círio de Nossa Senhora da Conceição, do município de Abaetetuba, cuja procissão será no dia 25 de novembro, quando se comemora também o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 

 
A parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira (1º), em reunião realizada nas instalações do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), que está sob a direção do médico Elias Serruya.

A reunião contou com a presença do gerente da unidade, da assistente social Marlea Sobrinho, que é responsável pelo serviço de Captação de Doadores, e os representantes da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, tendo à frente o padre Raimundo Maués e as coordenadoras das festividades do Círio, Maria José Machado dos Santos e Maria José da Rocha Quaresma. 

Ficou acertado que durante a peregrinação da imagem da santa haverá um momento de reflexão acerca da importância da doação de sangue.

Durante o encontro foi articulada parceria para potencializar a divulgação e adesão à campanha comemorativa ao Dia Nacional do Doador, que será promovida no período de 26 a 30 deste mês.

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Serviço:
O Hemopa Abaetetuba funciona na Av. Santos Dumont, S/N. Mais informações: (91) 37511394/4031. Horário para coleta de sangue: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. Atendimento transfusional: 24h. Ou ainda, 08002808118, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábado até às17h.

(Fonte: Vera Rojas/Hemopa)

Nenhum comentário: