segunda-feira, 5 de março de 2018

Para se isentar de responsabilidade por enchente, Zenaldo vira até o “moço do tempo”




O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é mesmo um piadista militante e juramentado.
Pois não é que agora ele resolveu até enveredar por uma nova profissão? Virou o “moço do tempo”. E de deixar tudo que é serviço meteorológico de queixo caído.
Quer saber se vai chover ou até a tábua das marés? Corra no Facebook dele, a “tenda do Pai Zenaldo”.
No último dia 2, Pai Zenaldo escreveu mais ou menos assim, em tradução livre desta redatora: “ulha, sumanus, que tá previsto pra amanhã uma conspiração astrológica de chuva e maré alta. Então, se acautelem, visse?”
Como se adiantasse alguma coisa o sujeito saber que a casa dele vai alagar novamente. Só se for pra morrer de raiva, só pode!...
Pra completar, hoje (5), ele postou um vídeo mostrando a quantidade de lixo jogado nas ruas, que vai parar na área das comportas do Una.
Segundo ele, a Prefeitura retira dali 15 toneladas de lixo por dia.
“E isso aumenta muito quando há chuva grande e maré alta” – disse o traumatizado prefeito – “Na última maré grande chegamos a retirar 80 toneladas!”
A que ponto chegou Pai Zenaldo, com esse impressionante Perobex que Deus lhe deu!...
O que ele pretende, claro está, é tirar do costado qualquer responsabilidade por uma das maiores enchentes que Belém já sofreu – se não tiver sido a maior.
Daí que a culpa é das chuvas, das marés, e até de uma suposta imundície da nossa população – do povo das baixadas, né Zenaldo? Porque as famílias dos bairros nobres devem ser todas limpinhas e cheirosas...
É engraçado isso. Todo inverno Belém rói uma pupunha com alagamentos. E, às vezes, nem é preciso inverno: basta uma chuvinha de verão de meia hora.
Ou seja: querer alegar que não esperava alagamentos em Belém, durante o inverno, é o mesmo que dizer que não sabe que todo outubro tem Círio de Nazaré.
E a cada ano, a nossa população mais pobre, desde sempre condenada a viver na lama que nem caranguejo, perde tudo o que tem.
Perde móveis, eletrodomésticos, o pouco que conseguiu comprar com um esforço desgraçado – esse, sim, um esforço desgraçado...
Em meio a toda essa propaganda pra tentar se isentar de responsabilidade, Zenaldo só se “esquece” de dizer que nasceu aqui, onde vive há 57 anos. E que, nos últimos 6 longos anos, é ele o prefeito desta cidade.
A população joga lixo nas ruas? Então, cadê as campanhas educativas da Prefeitura?
Alguém aí já viu alguma ampla campanha de educação ambiental do atual prefeito? Eu nunca vi.
E olhe que Zenaldo gasta mais de R$ 20 milhões por ano em propaganda!
Mas, pelo visto, essa montanha de dinheiro é mesmo só pra elogiar a “competentíssima” administração dele, em vez de servir pra campanhas de interesse público.
E mais: se a população joga lixo nas ruas, então por que é que ele não saiu espalhando lixeiras e conteineres em toda a cidade?
Por que é que não melhorou a coleta de lixo, tornando-a mais regular e abrangente?
Por que é que não mandou, pelo menos, fazer uma limpeza bacana em valas, bueiros e canais, pra evitar aquilo que até as pedras já sabiam: que as chuvas torrenciais poderiam, sim, provocar uma enchente como aquela em Belém?
Não, a nossa população não é “porca”, como já afirmam alguns comentaristas de outros estados, em sites noticiosos, no embalo das declarações do prefeito.
E não, os céus não conspiram contra Zenaldo. Pelo contrário: devem é ter conspirado a favor dele, haja vista o enorme talento político que possui.
Em verdade, o problema é de competência e de prioridades: a população de Belém, e principalmente a mais pobre, não está entre as prioridades do atual prefeito. É simples assim.
As prioridades dele são o ilusionismo da milionária propaganda e a enrolação do sapateado de catita, coisas que pra ele, pelo visto, tudo resolvem.
Quanto à competência, creio que nem é preciso falar, tendo em vista o abandono da cidade, nesses últimos 6 longos anos.
Por onde quer que se ande, é mato, lixo, buracos, ratos, lama, alagamentos, engarrafamentos - e só.
Tanto que já há quem diga que Zenaldo é o pior prefeito que Belém já teve – pior até que o “furacão” Duciomar.
Não sei se é assim. Mas, com certeza, Zenaldo está entre os piores prefeitos da história recente desta cidade.
Infelizmente.
E uma pena para quem, um dia, apostou na competência dele para o Executivo.
FUUUIIIIII!!!!!!

Nenhum comentário: