quarta-feira, 9 de maio de 2018

A culpa é do Barbalhão!





O governador Simão Jatene está mesmo mais perdido do que cego em tiroteio.

Na última segunda-feira (07), em um vídeo que postou no Facebook, ele anunciou “novas medidas” contra a violência que assola a RMB.

Nada que já não pudesse ter sido feito há muito tempo. Nada de realmente impactante.

Ele reconheceu, eufemisticamente, a “gravidade” do problema – que, na realidade, alcança proporções aterradoras. E, como não poderia deixar, aproveitou para desfiar uma série de desculpas esfarrapadas para tal situação.

Por todo esse lári-lári, o que acabou realmente chamando a atenção foi o ataque do governador, totalmente deslocado do contexto, à família Barbalho, embora sem citá-la nominalmente.

Como todos sabem, os Barbalho são donos do Diário do Pará e da RBA, que vêm noticiando essa guerra que tomou conta de Belém.

E Jatene imputou a esse noticiário tentativas de “assustar”, “intimidar”, “confundir” e “manipular” a população.

Como se o medo que tomou conta desta cidade não tivesse bases reais, mas decorresse de um certo “exagero” desse grupo de comunicação.

Ao que parece, Jatene quer que acreditemos que os tiroteios e assassinatos que se multiplicam em nossas ruas são mero “ilusionismo” dos Barbalho.

Assim como também não passam de “ilusionismo” as execuções até de policiais, e os traficantes e milicianos que assassinam cidadãos em plena luz do dia, até no centro de Belém.

E esse “ilusionismo” deve ser realmente muito poderoso, eis que até “hipnotizou” os grandes veículos nacionais de comunicação, como é o caso da Rede Globo, que vêm noticiando, cada vez mais, a violência que tomou conta do Pará.

O problema é que na mente delirante do governador, o “Grande Satã”, que seria Jader Barbalho, possui impressionantes poderes maléficos e é responsável por tudo o que de ruim acontece neste estado.

A violência aumentou? Foi o Grande Satã! As escolas estão caindo aos pedaços? Foi o Grande Satã! As pessoas estão morrendo nas filas dos hospitais? Foi o Grande Satã! O Beto Jatene pagou R$ 13 milhões a uma seguradora? Não, não, não foi ele: foi o Grande Satã!

E o interessante é que Jader não governa o Pará desde 1994; ou seja, há 24 anos!

Enquanto que Jatene está no poder desde 1995!

Ele foi o braço direito do Almir e três vezes governador. Nos últimos 23 anos, só esteve fora do poder durante o governo da Ana Júlia Carepa. 

E, no entanto, é ele, Jatene, que agora governa o Pará há mais de 7 anos ininterruptos, quem não tem qualquer responsabilidade por esse caos que tomou conta do Pará.

Na verdade, o governador fez esse vídeo com preocupações meramente políticas: apenas para tentar salvar a SUA pele; apenas para transferir a SUA responsabilidade para o costado dos outros.

E isso revela o quanto Jatene é incapaz de compreender o pavor que todos estamos a sentir neste momento, especialmente, pela segurança daqueles a quem tanto amamos.

Revela o quanto ele é incapaz de se colocar no lugar dos outros; de sofrer com os que sofrem; de se comover com a dor alheia.

Não, a preocupação dele não é com a mãe que perdeu o filho; com o filho que perdeu os pais; com o marido que perdeu a esposa; com a esposa que perdeu o marido.

Enquanto a população do Pará chora os seus mortos; enquanto Belém se cobre de dor e de luto, tudo o que importa ao governador é o próprio umbigo. São os SEUS interesses políticos, a SUA imagem, a SUA pele. E só!

Em mais de 7 anos ininterruptos como governador, ele teve recursos e tempo de sobra para combater o avanço da criminalidade.

Mas preferiu torrar milhões em propaganda e no seu gabinete com mais de 500 assessores, em vez de investir decisivamente em obras e em equipamentos, para a Segurança Pública; em vez de investir em Saúde e em Educação; em vez de investir na melhoria da qualidade de vida do povo do Pará.

Não foi por falta de aviso que chegamos a essa situação.

Desde 2012, este blog já alertava sobre o perigo do baixo investimento em um estado como o nosso, com enormes carências e cuja população não para de crescer. Foram bilhões e bilhões, que deveriam ter sido investidos em Segurança, Saúde e Educação, que simplesmente desapareceram nas mãos do atual governador.

O próprio Diário do Pará publicou várias reportagens mostrando a situação do nosso estado e a escalada da violência.

Especialistas de todas as áreas do Conhecimento ficaram roucos de tanto alertar para a necessidade de políticas públicas que reforçassem a presença do Estado em todos os municípios e melhorassem a condição de vida do paraense.

Mas o governador preferiu governar apenas na base da propaganda e das promessas mirabolantes.

E agora o que estamos vendo em nossas ruas é justamente o resultado de um governo que só existe é nas palavras lançadas ao vento.

Em 2015, fiz um artigo sobre o baixo investimento de Jatene e escrevi, sobre aquela primeira chacina que ocorrera em Belém: “isso é só o começo!”

Infelizmente, eu tinha razão.

Agora, imagino que os próximos sete meses serão terríveis, caro leitor; um tormento indescritível, especialmente, para a nossa população mais pobre e desprotegida.

Torço para estar errada.

Mas também rezo para que esses sete meses passem rapidinho.

E que nunca - nunca mais! - tenhamos no governo um sujeito como esse.

FUUUIIII!!!!!!

Nenhum comentário: